Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1735
Title: Qualidade de vida no trabalho: O impacto do estresse ocupacional na saúde do trabalhador.
Authors: Gerassi, Roberto (Orientador)
Oliveira, Lena Ellen Lima de
Paula, Rayssa Leite de
Keywords: Estresse ocupacional
Qualidade de vida
Saúde do trabalhador
Issue Date: 7-Jul-2022
Citation: OLIVEIRA, Lena Ellen Lima de; PAULA, Rayssa Leite de. Qualidade de vida no trabalho: O impacto do estresse ocupacional na saúde do trabalhador. Orientador: Roberto Gerassi. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Este artigo aborda um tema que tem se tornado nos últimos anos uma epidemia no mundo: o estresse ocupacional. A pesquisa se justifica na medida em que busca avaliar qual o impacto do estresse ocupacional na saúde do trabalhador, identificar a causas e efeitos desse estresse, bem como propor ações para sua prevenção e controle, a fim de que os trabalhadores consigam uma melhor qualidade de vida, com mais saúde e melhoria no desempenho de suas funções. Deste modo, o objetivo deste trabalho é avaliar os impactos do estresse ocupacional na saúde do trabalhador. Para alcançar os objetivos do estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na qual conclui-se que são inúmeras as causas do estresse nas organizações e as principais delas são as pressões de tempo e resultado, sobrecarga de trabalho, remuneração insatisfatória, entre outras identificadas neste artigo. As consequências do estresse ocupacional se refletem na saúde sob a forma de doenças que tanto no físico quanto no psicológico dos funcionários. Os efeitos maléficos do estresse também são notados na vida familiar, na vida social e no próprio ambiente de trabalho. Nesse sentido, é importante conhecer mais sobre o tema em discursão, a fim de que se sejam tomadas providências no sentido de buscar evitar, ou no mínimo, minimizar a ocorrência desta enfermidade que afeta de modo perverso organizações e trabalhadores ao redor do mundo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Administração, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1735
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lena Ellen Lima de Oliveira_Rayssa Leite de Paula.pdf421.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.