Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1883
Title: Função da musculatura do assoalho pélvico em mulheres fisicamente ativas e que tiveram parto vaginal: um estudo descritivo.
Authors: Salata, Mariana Cecchi (Orientador)
Vasconcelos, Tayná Ariadne Oliveira de
Silva, Thaís da
Keywords: Gestação
Parto vaginal
Assoalho pélvico
Issue Date: 21-Jul-2022
Citation: VASCONCELOS, Tayná Ariadne Oliveira de; SILVA, Thaís da. Função da musculatura do assoalho pélvico em mulheres fisicamente ativas e que tiveram parto vaginal: um estudo descritivo. Orientador: Mariana Cecchi Salata. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Introdução: O assoalho pélvico é uma musculatura que tem como função sustentação e suporte de órgãos pélvicos, mantendo a continência urinária e fecal, permitindo a passagem do feto. Alguns fatores de risco influenciam nas disfunções dessa musculatura, como: gestação tardia, parto, peso do feto, sobrepeso da gestante. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, feito por análise documental de prontuários de mulheres atendidas no estágio supervisionado de ginecologia e obstetrícia da Uniceplac. Foram incluídas no estudo participantes em menacme, de 20 a 55 anos, praticantes de atividade física e que já tenham tido parto vaginal, as participantes que não se encaixavam nesses critérios foram excluídas da amostra. Resultados: Cerca de quatro pacientes obtiveram uma boa função dos MAP pela escala PERFECT. Obtivemos cinco participantes com função de MAP deficitária avaliadas também, de acordo com a escala PERFECT. Discussão: Em nosso estudo, pudemos notar que a maioria das pacientes tem entre 30 e 40 anos (56%), outra parte está na faixa entre 40 e 50 (44%). Embora todas mulheres tenham relatado estarem no período reprodutivo, sabe-se que em meados dos 45 anos inicia-se o processo de falência ovariana, e queda da produção de estrogênio o que se mostra como fator de risco para DAP, como IU e disfunções sexuais. Conclusão: podemos concluir que a maioria das nossas pacientes com boa função de musculatura do assoalho pélvico são ativas, praticantes de musculação, por 40 minutos, a atividade física é de leve a moderada, portanto não afeta tanto os músculos do assoalho pélvico como uma atividade de alto impacto.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1883
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tayná Ariadne Oliveira de Vasconcelos _Thaís da Silva.pdf954.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.