Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2246
Title: A importância do pedagogo nas brinquedotecas hospitalares.
Authors: Cardoso, Rennée (Orientador)
Moreira, Mariana Cristina Costa
Keywords: Pedagogia hospitalar
Brinquedoteca
Humanização
Issue Date: 19-Jan-2023
Citation: MOREIRA, Mariana Cristina Costa. A importância do pedagogo nas brinquedotecas hospitalares. Orientador: Rennée Cardoso. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A pedagogia hospitalar exige que o profissional aproxime o universo infantil aos alunos que se encontram nesses espaços, pois as crianças que estão hospitalizadas sofrem alterações em seu desenvolvimento, cabe ao professor, através do trabalho humanizado, tornar o mais e saudável e humano o momento que as crianças estão passando. O objetivo geral dessa revisão é: Descrever as contribuições do trabalho do pedagogo nas brinquedotecas. Foram utilizados como critérios de inclusão para apresentação análise dos dados, os trabalhos referentes ao assunto em acervos de bibliotecas on-line, periódicos, Constituição Brasileira e sítios do Ministério da Educação publicados entre 2018 a 2022, com versão gratuita e na íntegra e em língua portuguesa. Como critérios de exclusão aqueles publicados em blog, fórum ou que não tiveram embasamento na pesquisa e publicados em anos abaixo do ano 2018 ou que não estavam disponíveis na íntegra. As brinquedotecas hospitalares são um espaço que traz benefícios cognitivos, emocionais e sociais para a criança, e o professor é quem conduz esse espaço de forma intencional para o desenvolvimento infantil. A prática pedagógica nos hospitais ainda é pouco valorizada e pouco amparada, necessitando mais recursos, valorização da área para melhor atender as crianças que por motivos de saúde não frequentam a escola de forma regular.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2246
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana Cristina Costa Moreira_parcial.pdf95.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.