Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2579
Title: Leishmaniose visceral canina: relato de caso.
Authors: Medeiros, Margareti (Orientador)
Silva, Izabella Nayara
Keywords: Diagnóstico
Sintomatologia
Prevenção e controle
Issue Date: 16-Mar-2023
Citation: SILVA, Izabella Nayara. Leishmaniose visceral canina: relato de caso. Orientador: Margareti Medeiros. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A Leishmaniose Visceral Canina (LVC) é uma doença causada por um protozoário do gênero Leishmania. Os cães são considerados o ciclo urbano de transmissão, pois são os principais reservatórios. Este trabalho é um relato de caso de um cão com diagnóstico positivo para Leishmaniose. O animal em questão apresentava sintomatologias compatíveis para a doença, porém nos primeiros testes o animal se apresentou negativo para a mesma. O objetivo do presente relato é ressaltar a importância de um diagnóstico mais rápido e específico da leishmaniose visceral canina a fim de que a doença não se expanda e cause prejuízos à saúde pública. Apontando as sintomatologias e os aspectos laboratoriais mais comuns e seus diagnósticos diferenciais. A (LVC) é uma doença sem cura comprovada e exige um tratamento de alto custo, o que pode ser uma limitação para alguns tutores, e os seus sinais clínicos podem ter recidivas. Além disso, mediante as notificações aos órgãos responsáveis, é possível que estudos epidemiológicos sejam realizados visando à adoção de medidas de prevenção e controle.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2579
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Izabella Nayara Silva.pdf847.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.