Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2587
Title: Teratoma ovariano em cadela: relato de caso.
Authors: Ferreira, Ana Raquel de Araújo (Orientador)
Silva, Lethicia Santos
Keywords: Ovário
Neoformação
Cistos
Issue Date: 16-Mar-2023
Citation: SILVA, Lethicia Santos. Teratoma ovariano em cadela: relato de caso.. Orientador: Ana Raquel de Araújo Ferreira. 2022. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: O teratoma ovariano é uma neoplasia considerada rara, podendo ser madura ou imatura, encontrada em cão de idade média de 6 anos. Objetivou-se com esse relato registrar um caso de teratoma benigno em uma paciente mais jovem que a média de idade já relatada em outros trabalhos, que foi atendida no Hospital Veterinário Público do Distrito Federal, de 2 anos de idade, da raça Shih-Tzu, apresentando aumento e rigidez abdominal, sendo que na palpação abdominal não apresentava desconforto. No exame de ultrassonografia, foi constatado uma massa circunscrita ocupando grande parte da cavidade abdominal, não sendo identificado o ponto de origem, confirmada a neoformação através de tomografia computadorizada. Na laparotomia exploratória, observou-se, no ovário direito, aderido ao omento, uma massa de aproximadamente 18 cm de diâmetro. O tumor, os ovários e o útero foram removidos. Na superfície de corte transversal havia cistos com material semi-sólido esbranquiçado, pêlos, tecido fibroso e ósseo. Ao exame histopatológico, foram observados vários tipos de tecidos e células. O diagnóstico foi de teratoma ovariano benigno.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2587
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lethicia Santos Silva.pdf3.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.