Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2588
Title: Bloqueios perineurais e intra-articulares de membros locomotores utilizados em diagnósticos em equinos: revisão de pontos relevantes e anestésicos locais utilizados.
Authors: Varanda, Luís Fernando de Oliveira (Orientador)
Souza, Marcus Cavalcante Dourado de
Keywords: Bem-estar
Dor
Neuroanatomia
Issue Date: 17-Mar-2023
Citation: SOUZA, Marcus Cavalcante Dourado de. Bloqueios perineurais e intra-articulares de membros locomotores utilizados em diagnósticos em equinos: revisão de pontos relevantes e anestésicos locais utilizados. Orientador: Luís Fernando de Oliveira Varanda. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A claudicação é uma síndrome bastante comum na clínica de equinos, podendo estar associada à diversos distúrbios, nos quais promovem uma perda do bem estar como também à inutilização para o trabalho, acarretando assim em perda econômica. O uso da técnica de bloqueio perineural e intra-articular como método de auxílio diagnóstico na prática clínica é um método simples e barato no qual o médico veterinário pode recorrer para facilitar na identificação da provável fonte da dor, diagnosticar claudicação e auxiliar em procedimentos e cirurgias. Para isso, faz-se necessário tanto um conhecimento anatômico detalhado de estruturas neurais dos equinos, quanto da atuação dos anestésicos locais utilizados para a execução correta destes procedimentos nos membros locomotores. Caracteriza-se por ser um método de fácil aplicação no campo, sugerindo a região atingida, na qual pode posteriormente ser examinada por outros métodos diagnósticos e assim orientar na escolha de um tratamento mais adequado. Esta revisão tem por objetivo apresentar quais os bloqueios mais utilizados na prática clínica em equinos e os fatores que interferem na realização destes procedimentos, junto à análise dos anestésicos locais aplicados nas infiltrações.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2588
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcus Cavalcante Dourado de Souza.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.