Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2590
Title: Possíveis alterações que surgem após a ovariohisterectomia e como a reposição hormonal pode auxiliar no tratamento: uma revisão de literatura.
Authors: Freitas, Mariane Leão (Orientador)
Peixoto, Nathalia Oliveira
Keywords: Hormonioterapia
Ovariohisterectomia
Gonadectomia
Issue Date: 17-Mar-2023
Citation: PEIXOTO, Nathalia Oliveira. Possíveis alterações que surgem após a ovariohisterectomia e como a reposição hormonal pode auxiliar no tratamento: uma revisão de literatura. Orientador: Mariane Leão Freitas. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A castração é um dos procedimentos cirúrgicos mais executados na rotina veterinária. Essa cirurgia traz diversos benefícios ao animal e quando realizada precocemente impede o surgimento de neoplasias hormônio dependentes, evita comportamentos de fuga e agressividade, além de beneficiar o controle de superpopulações e ter grande importância na prevenção de zoonoses. O presente trabalho teve como objetivo revisar trabalhos previamente publicados sobre a utilização de estrógeno no tratamento de alterações secundárias a ovariohisterectomia em cadelas, além de apontar os benefícios e malefícios da reposição hormonal. A partir da execução da revisão de literatura, foi possível observar que existem várias alterações relacionadas a castração e que ainda faltam estudos sobre a idade mais indicada para realização do procedimento, além de investigar se todos os animais domésticos podem passar por essa cirurgia. Há também a necessidade de ampliar os estudos em relação a reposição hormonal, para auxiliar na definição de terapias que ajudem no tratamento das alterações que surgem após a castração.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2590
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nathalia Oliveira Peixoto_parcial.pdf347.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.