Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2591
Title: Biópsia excisional de carcinoma sebáceo extraocular em Mus musculus molossinus.
Authors: Erbesdobler, Eleonora D'Avila (Orientador)
Nascimento, Maria Eduarda Gonçalves
Keywords: Roedor
Neoplasia
Ressecção cirúrgica
Issue Date: 17-Mar-2023
Citation: NASCIMENTO, Maria Eduarda Gonçalves. Biópsia excisional de carcinoma sebáceo extraocular em Mus musculus molossinus. Orientador: Eleonora D'Avila Erbesdobler. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: Carcinoma sebáceo extraocular é extremadamente raro de ser diagnosticado em diversas espécies, sem histórico encontrado na subespécie Mus musculus molossinus que é uma espécie de roedor de diminuto tamanho. O carcinoma sebáceo tem como possíveis fatores predisponentes como a idade avançada e ser uma fêmeas. Para a confirmação do diagnóstico pode ser por citologia ou histopatologia. Foi observado aumento de volume em região cervical ventral sem alteração comportamental do paciente, foi suspeitado de abscesso ou neoplasia. Realizado procedimento cirúrgico para a excisão tumoral e posterior avaliação histopatológica. Resultando em um bom prognóstico para o paciente, além da ótima recuperação e aumento de perspectiva de vida promovido pelo procedimento cirúrgico. Neste trabalho foi enfático em considerar uma possibilidade viável de cirurgia em animais pequenos e que já alcançaram sua expectativa de vida.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2591
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Eduarda Gonçalves Nascimento.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.