Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2592
Title: Super estimulação ovariana em bovinos: revisão de literatura.
Authors: Freitas, Mariane Leão (Orientador)
Silva, Pedro Henrique André da
Keywords: Superovulação
Protocolo hormonal
Transferência de embrião
Issue Date: 17-Mar-2023
Citation: SILVA, Pedro Henrique André da. Super estimulação ovariana em bovinos: revisão de literatura. Orientador: Mariane Leão Freitas. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: O objetivo do presente trabalho é comparar protocolos de superovulação em bovinos, destacando os principais hormônios materiais necessários, fisiologia reprodutiva e manejo dos animais subordinados. A Superovulação (SOV), consiste em gerar estímulos aos folículos para que desencadeie em ovulações de um mesmo grupo através da administração de hormônios, onde os ovócitos serão fecundados no ambiente uterino da doadora. Por meio de lavagem uterina, faz-se a coleta dos embriões que serão transferidos para vacas receptoras que irão passar por todo o período de gestação e parto. Diferentes protocolos de superovulação podem ser utilizados dependendo categoria dos animais, devendo se avaliar as particularidades dos animais e da propriedade ao se estabelecer o protocolo. Um dos principais hormônios utilizado na SOV é o Hormônio Folículo Estimulante (FSH) sendo ele o hormônio que ira de fato modificar a fisiologia do animal estimulando um grupo de folículos a ovularem. Essa técnica pode sofrer algumas variações devido a alguns quesitos como a pureza do FSH que pode influenciar as respostas dos protocolos devido a concentração mais elevada de LH, de acordo com método que foi utilizado para purificar o hormônio pode causar ovulações prematuras. Alguns protocolos podem auxiliar em questão de ganhar tempo. A ablação folicular é um método físico que pode ser feito pela punção guiada por ultrassom através da fossa paralombar ou por acesso transvaginal. Este método se baseia em puncionar o folículo dominante para que ocorra o imediato zeramento da onda. Para se ter sucesso na transferência de embrião (TE) é de muita importância as qualidades morfológicas dos embriões, é necessária uma rigorosa avaliação para selecionar os que apresentam uma boa evolução morfológica pois irá incidir diretamente no indicie de prenhes.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2592
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro Henrique André da Silva.pdf784.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.