Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2597
Title: Estudo retrospectivo de neoplasias caninas diagnosticadas no Hospital Veterinário público do Distrito Federal.
Authors: Ferreira, Ana Raquel de Araújo (Orientador)
Pro, Thaíssa dos Santos
Keywords: Oncologia
Mastocitoma
Câncer
Issue Date: 17-Mar-2023
Citation: PRO, Thaíssa dos Santos. Estudo retrospectivo de neoplasias caninas diagnosticadas no Hospital Veterinário público do Distrito Federal. Orientador: Ana Raquel de Araújo Ferreira. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Com o presente estudo retrospectivo objetivou-se determinar a prevalência de neoplasias em cães atendidos no Hospital Veterinário Público do Distrito Federal (HVEP) entre julho de 2018 e julho de 2022. Uma base de dados foi criada a partir do levantamento realizado e então procedeu-se uma análise descritiva dos dados. Em complemento, foi avaliado a significância entre a média de idade e o comportamento tumoral, e a associação entre comportamento tumoral e sexo do animal. A partir dos laudos histopatológicos, foram diagnosticadas 684 neoplasias em 509 animais. Noventa e três tipos de neoplasias foram diagnosticadas, entre os quais carcinoma em tumor misto (8,2%), mastocitoma (6,6%), lipoma (6,0%), hemangiossarcoma (4,8%), carcinoma de células escamosas (4,4%) foram as mais comuns. Fêmeas foram mais acometidas por neoplasias mamárias e machos por tumores cutâneos. A maioria dos tumores diagnosticados tiveram comportamento maligno. Houve correlação significativa entre sexo e comportamento tumoral sugerindo que fêmeas tem maior chance de desenvolver neoplasias malignas. Entretanto, não houve diferença estatística entre a idade média de cães com tumores malignos e benignos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2597
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thaissa Dos Santos Pro.pdf581.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.