Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2598
Title: Avaliação microbiológica de leite cru proveniente de ordenha mecânica e manual em bovinos da raça Jersey.
Authors: Souza, Stefania Márcia de Oliveira (Orientador)
Richter, Letícia Fernanda
Keywords: Leite - bovino
Microrganismos
Saúde pública
Issue Date: 12-Jun-2023
Citation: RICHTER, Letícia Fernanda. Avaliação microbiológica de leite cru proveniente de ordenha mecânica e manual em bovinos da raça Jersey. Orientador: Stefania Márcia de Oliveira Souza. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O leite bovino está presente no dia-a-dia da alimentação brasileira e mundial, sendo considerado uma das fontes alimentares mais completas nutricionalmente. Com isso, é de suma importância que este tenha uma boa qualidade microbiológica, a fim de garantir biosseguridade ao consumidor. As boas práticas na ordenha podem prevenir diversos patógenos com valor sanitário aos humanos, o que torna todo o processo de extração do leite uma questão de saúde pública. Este trabalho determinou a composição microbiológica do leite cru proveniente de modelos distintos de ordenha (manual e mecânico), foram analisados os microrganismos Staphylococcus aureus, Escherichia coli, coliformes totais e termotolerantes, aeróbios mesófilos e psicrotróficos. Ao total foram analisadas 24 amostras de leite cru proveniente de fêmeas bovinas da raça Jersey, de uma propriedade rural situada em Cidade Ocidental, Goiás. Após todas as análises microbiológicas, foi possível determinar que o tipo de ordenha influencia na composição microbiológica do leite, sendo o leite proveniente de ordenha mecânica mais contaminado com S. aureus, E. coli., aeróbios mesófilos e psicrotróficos e o leite de ordenha manual mais contaminado por coliformes totais e termotolerantes.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2598
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Letícia Fernanda Richter.pdf315.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.