Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3049
Título: Avaliação diagnóstica na isquemia mesentérica aguda.
Autor(es): Fiori, Mariana (Orientador)
Fernandes, Letícia
Palavras-chave: Isquemia mesentérica
Diagnóstico
Unidade de terapia intensiva
Data do documento: 27-Abr-2024
Citação: FERNANDES, Letícia. Avaliação diagnóstica na isquemia mesentérica aguda. Orientador: Mariana Fiori. 2023. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Resumo: A Isquemia Mesentérica Aguda (IAM) engloba um conjunto de condições que ocorrem devido à falta de suprimento sanguíneo adequado para o intestino, resultando em isquemia e inflamação subsequente. Se não for tratada, pode levar à necrose intestinal, uma situação potencialmente fatal. A IAM é uma condição rara, mas sua incidência aumenta com a idade. Apesar de não ser uma causa comum de dor abdominal, é importante identificá-la, pois a falta de tratamento está associada a uma alta taxa de mortalidade. O diagnóstico precoce e a intervenção cirúrgica imediata desempenham um papel fundamental no tratamento bem-sucedido da IAM. Embora não haja biomarcadores específicos amplamente estabelecidos para o diagnóstico da IAM, alguns biomarcadores, como I-FABP, a-GST, D-dímero, lactato, citrulina, albumina modificada pela isquemia e PCT, têm sido estudados. Essa revisão aborda a fisiopatologia, etiologia, discute os biomarcadores e o diagnóstico precoce da IAM.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Medicina, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3049
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letícia Fernandes_parcial.pdf168.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.