Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1260
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Dalmo Rodrigues da (Orientador)-
dc.contributor.authorMacedo, Júlia Victoria Alves-
dc.date.accessioned2022-04-26T22:00:39Z-
dc.date.available2022-04-26T22:00:39Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.identifier.citationMACEDO, Júlia Victoria Alves . Uma análise sobre o grafismo na Educação Infantil. Orientador: Dalmo Rodrigues Da Silva. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1260-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEstudo de desenho infantil vem cada vez mais sendo investigado por diversos profissionais, como pedagogos e psicólogos, com intuito de entender um pouco do mundo de cada criança. Para a criança, o grafismo é o resultado de uma tendência natural, expressiva, representativa, que revele seu mundo particular. A evolução do grafismo se faz em ritmo pessoal, com um sentido que lhe é próprio. Entretanto, existem semelhanças nas representações gráficas de todas as crianças, dando origem, assim, a estágios regulares. Esta pesquisa busca expor os meios e pensamentos á frente desta proposta “Grafismo” em sala de aula, como ferramenta de ajuda e encorajamento do desenvolvimento infantil, portanto alguns pensadores como: Monereo (2016), Ferraz e Fusari (1999), Hanauer (2011), Brasil, Rcnei 1998, foram envolvidos neste processo de investigação assim encontrando novas análises dos desenhos infantis, para que assim possa ser investigados casos de abusos ou violações de direitos. Como alguns resultados do trabalho, pôde-se perceber que: o grafismo é a representação gráfica da realidade da criança; é preciso deixar a criança vivenciar aquilo que está aperfeiçoando; e a criança vai evoluindo de acordo com o seu aprendizado. Verificou-se, nesse sentido, que as crianças desenham de acordo com o que elas estão sentindo naquele momento. Ao compreender e encaminhar os cursos de Artes para o desenvolvimento dos processos de percepção e imaginação da criança estar-se-á ajudando napt_BR
dc.subjectEnsino Iinfantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectGrafismopt_BR
dc.titleUma análise sobre o grafismo na Educação Infantil.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Júlia Victoria Alves Macedo_0009053.pdf302.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.