Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2023
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Welton Dias de (Orientador)-
dc.contributor.authorMatias, Adriano Nunes-
dc.date.accessioned2022-10-03T23:40:33Z-
dc.date.available2022-10-03T23:40:33Z-
dc.date.issued2022-08-01-
dc.identifier.citationMATIAS, Adriano Nunes. Pensamento computacional: uma abordagem explicativa aplicada no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental I. Orientador: Welton Dias de Lima. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2023-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA tecnologia está presente constantemente na vida do aluno, assim o professor deve aproveitar este fator para tornar suas aulas mais significativas e prazerosas inserindo o Pensamento Computacional (PC) no ambiente escolar, utilizando metodologias como o construcionismo. O presente estudo objetivou compreender o PC como um recurso facilitador no processo de aprendizagem no Ensino Fundamental I. Para alcançar o objetivo, foi realizado uma revisão bibliográfica em trabalhos referentes ao assunto em acervos de bibliotecas on-line. O estudo teve como resultados relatar quais são as metodologias, como utilizá-las e quais são benefícios do uso do PC em sala de aula, os tipos de ferramentas que o educador pode dispor e como aproveitar este material em sala de aula. Assim, foi notado que, além da necessidade que escola tenha uma grande variedade de recursos tecnológicos, a formação do professor sobre esse assunto é fundamental.pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectResolução de problemas e tecnologiapt_BR
dc.titlePensamento computacional: uma abordagem explicativa aplicada no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental I.pt_BR
dc.typeMonographypt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriano Nunes Matias.pdf645.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.