Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2038
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Corrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Chagas, Lizandra Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T23:46:01Z | - |
dc.date.available | 2022-10-03T23:46:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-03 | - |
dc.identifier.citation | CHAGAS, Lizandra Barbosa. O brincar na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento integral das crianças. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2038 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | No ato de brincar as crianças tem a capacidade de ampliar sua imaginação mergulhando em seu universo imaginário, contribuindo para o seu desenvolvimento. Assim, esta pesquisa de abordagem qualitativa e de revisão bibliográfica, objetivou apresentar as contribuições do brincar para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. Desse modo, observou-se que ao longo da história da educação infantil as crianças passaram por muitas dificuldades, até que surgissem leis que pudessem assegurar seus direitos e entre eles, o brincar. Verificou-se também que o brincar relaciona-se com o desenvolvimento integral das crianças. Assim, destacou-se as interações e brincadeiras no processo do desenvolvimento pleno da criança, observando-se as brincadeiras de faz de conta e o resgate das brincadeiras populares como uma linguagem de desenvolvimento sociocultural, assim como o jogo infantil sendo indispensável para a vida das crianças. Identificou- se ainda que a imaginação por ser significante para o desenvolvimento mental das crianças, e a capacidade do brinquedo de criar uma zona de desenvolvimento proximal na criança. Por fim, os dados obtidos indicaram a importância do conhecimento acerca do brincar na formação inicial e continuada de professores, em uma visão crítica-reflexiva para o desenvolvimento desses profissionais, essencialmente, das educadoras que atuam na Educação Infantil, destacando que essas qualificações não são apenas baseadas em acúmulos de cursos, mas, em algo inacabado que se constrói e reconstrói constantemente. | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento integral | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | O brincar na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento integral das crianças. | pt_BR |
dc.type | Monography | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Lizandra Barbosa Chagas.pdf | 329.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.