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dc.contributor.advisorCorrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador)-
dc.contributor.authorChagas, Lizandra Barbosa-
dc.date.accessioned2022-10-03T23:46:01Z-
dc.date.available2022-10-03T23:46:01Z-
dc.date.issued2022-08-03-
dc.identifier.citationCHAGAS, Lizandra Barbosa. O brincar na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento integral das crianças. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2038-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNo ato de brincar as crianças tem a capacidade de ampliar sua imaginação mergulhando em seu universo imaginário, contribuindo para o seu desenvolvimento. Assim, esta pesquisa de abordagem qualitativa e de revisão bibliográfica, objetivou apresentar as contribuições do brincar para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. Desse modo, observou-se que ao longo da história da educação infantil as crianças passaram por muitas dificuldades, até que surgissem leis que pudessem assegurar seus direitos e entre eles, o brincar. Verificou-se também que o brincar relaciona-se com o desenvolvimento integral das crianças. Assim, destacou-se as interações e brincadeiras no processo do desenvolvimento pleno da criança, observando-se as brincadeiras de faz de conta e o resgate das brincadeiras populares como uma linguagem de desenvolvimento sociocultural, assim como o jogo infantil sendo indispensável para a vida das crianças. Identificou- se ainda que a imaginação por ser significante para o desenvolvimento mental das crianças, e a capacidade do brinquedo de criar uma zona de desenvolvimento proximal na criança. Por fim, os dados obtidos indicaram a importância do conhecimento acerca do brincar na formação inicial e continuada de professores, em uma visão crítica-reflexiva para o desenvolvimento desses profissionais, essencialmente, das educadoras que atuam na Educação Infantil, destacando que essas qualificações não são apenas baseadas em acúmulos de cursos, mas, em algo inacabado que se constrói e reconstrói constantemente.pt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleO brincar na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento integral das crianças.pt_BR
dc.typeMonographypt_BR
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