Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2197
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Dalmo Rodrigues da (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Vieira, Cleideléia Adelino | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T18:20:14Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31T18:20:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Cleideléia Adelino. A utilização de tecnologias digitais para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Dalmo Rodrigues da Silva. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2197 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O termo tecnologia da informação e comunicação (TDICs) surgiu há cerca de quinze anos, como substituto da palavra informática. O conceito de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) não deve estar relacionado a objetos ou itens eletrônicos apenas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) evidencia que a escola tem de educar as crianças com tecnologias de maneira democrática e, principalmente, consciente. Considerando os contextos emergentes da era digital e os pressupostos dessa linha investigativa, Seymour Papert (1994) apresentou, em 1980, o conceito de construcionismo, e George Siemens (2004, 2006, 2008) e Stephen Downes (2004, 2006, 2008) apresentaram o conectivismo como novas teorias da aprendizagem envolvendo o uso de recursos tecnológicos. O Modelo Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), em português, conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo – destaca os elos estabelecidos entre os conhecimentos do conteúdo, da pedagogia e da tecnologia, além da ligação destes com o contexto. Este artigo tem como objetivo geral pesquisar a utilização das TDICs para o ensino-aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino F undamental. Trata-se de uma revisão da literatura com abordagem qualitativa. Existe um caminho a percorrer para que sejam verificados os benefícios que a tecnologia pode trazer para o auxílio no ensino e aprendizagem de matemática. Todavia, esse caminho deve ser percorrido com planejamento adequado e uma boa formação continuada dos docentes. | pt_BR |
dc.subject | TDICs | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | TPACK | pt_BR |
dc.title | A utilização de tecnologias digitais para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cleideléia Adelino Vieira.pdf | 277.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.