Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2197
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Dalmo Rodrigues da (Orientador)-
dc.contributor.authorVieira, Cleideléia Adelino-
dc.date.accessioned2023-01-31T18:20:14Z-
dc.date.available2023-01-31T18:20:14Z-
dc.date.issued2023-01-18-
dc.identifier.citationVIEIRA, Cleideléia Adelino. A utilização de tecnologias digitais para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Dalmo Rodrigues da Silva. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2197-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO termo tecnologia da informação e comunicação (TDICs) surgiu há cerca de quinze anos, como substituto da palavra informática. O conceito de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) não deve estar relacionado a objetos ou itens eletrônicos apenas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) evidencia que a escola tem de educar as crianças com tecnologias de maneira democrática e, principalmente, consciente. Considerando os contextos emergentes da era digital e os pressupostos dessa linha investigativa, Seymour Papert (1994) apresentou, em 1980, o conceito de construcionismo, e George Siemens (2004, 2006, 2008) e Stephen Downes (2004, 2006, 2008) apresentaram o conectivismo como novas teorias da aprendizagem envolvendo o uso de recursos tecnológicos. O Modelo Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), em português, conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo – destaca os elos estabelecidos entre os conhecimentos do conteúdo, da pedagogia e da tecnologia, além da ligação destes com o contexto. Este artigo tem como objetivo geral pesquisar a utilização das TDICs para o ensino-aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino F undamental. Trata-se de uma revisão da literatura com abordagem qualitativa. Existe um caminho a percorrer para que sejam verificados os benefícios que a tecnologia pode trazer para o auxílio no ensino e aprendizagem de matemática. Todavia, esse caminho deve ser percorrido com planejamento adequado e uma boa formação continuada dos docentes.pt_BR
dc.subjectTDICspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTPACKpt_BR
dc.titleA utilização de tecnologias digitais para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cleideléia Adelino Vieira.pdf277.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.