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dc.contributor.advisorCorrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador)-
dc.contributor.authorSilva, Dilnara Dayanne Santos da-
dc.date.accessioned2023-01-31T18:26:31Z-
dc.date.available2023-01-31T18:26:31Z-
dc.date.issued2023-01-19-
dc.identifier.citationSILVA, Dilnara Dayanne Santos da. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: uma abordagem pedagógica sobre os discursos e desafios do atendimento ao aluno do ensino fundamental – anos iniciais. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2200-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico relacionado genética podendo ocorrer na infância e que afeta sua vida escolar e social. Assim a presente pesquisa trata-se de uma revisão de literatura, de abordagem qualitativa realizada por meio de revisão bibliográfica, objetivou apresentar os discursos e desafios pedagógicos voltados para o atendimento ao aluno dos anos iniciais do ensino fundamental diagnosticado com TDAH. Deste modo, observou-se que o ensino fundamental é uma das etapas mais duradouras da educação básica, atendendo alunos entre 6 anos e 14. Verificou-se também que no Brasil não existe legislação especifica para esse transtorno, porém o AEE atende essas crianças auxiliando e desenvolvendo recursos pedagógicos que ajudem esses alunos. Assim, destacou-se as especificidades do TDAH sendo caracterizados por manifestações de impulsividade, desatenção e inquietude. Identificou-se atendimentos pedagógicos necessários ao aluno com TDAH, sendo que, a falta de atendimentos como: estratégias, atividades e práticas pedagógicas adequadas afeta o processo de ensino- aprendizagem da criança, sendo que ao decorrer desse processo o educador se depara com diferentes desafios que dificultam a aprendizagem dos educandos tais como: falta de informação sobre o transtorno, receio ao lidar com crianças diagnosticadas com TDAH, visto que, não se sentem qualificados. Mediante isso se faz necessário a intervenção pedagógica, escolar e familiar. Por fim os dados obtidos indicaram que o professor precisa buscar métodos e práticas pedagógicas que proporcionem ao aluno em fase escolar que apresente TDAH uma aprendizagem significativa, sendo que pode ocorrer desafios como: aceitação por parte da família, adaptação da escola com a criança com transtorno para ofertar estímulos e apoio, a buscar por informação por parte do educador e a insegurança durante esse processo tanto pelo corpo docente quanto pela família.pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: uma abordagem pedagógica sobre os discursos e desafios do atendimento ao aluno do ensino fundamental – anos iniciais.pt_BR
dc.typeMonographypt_BR
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