Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2206
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Welton Dias de (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Freitas, Gabriella Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T18:33:55Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31T18:33:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-19 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Gabriella Gomes de. A ludicidade na educação infantil: estudo do processo de interação social através da brincadeira. Orientador: Welton Dias de Lima. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2206 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo refere-se ao lúdico como contribuinte na interação social através das brincadeiras no período da Educação Infantil. Investigou-se a seguinte problemática: a preparação dos professores está adequada para usufruir da ludicidade como método no processo de ensino-aprendizagem? E cogitou a hipótese de que a ausência e o sucateamento da formação profissional, induz ao mediador o baixo rendimento do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um estudo sobre a ludicidade no desenvolvimento infantil por meio da socialização. Os objetivos específicos buscam fazer um levantamento teórico através de uma revisão de literatura, analisar o lúdico da Educação Infantil dentro da perspectiva social segundo Vygotsky e apresentar a relação das ideias por meio da análise de dados. O trabalho de conclusão de curso trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, embasada em estudos preexististes com o apoio da teoria sociointeracionista de Vygotsky onde ele visa que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da socialidade. Os resultados são obtidos por meio dos conceitos de autores vinculados ao tema. Assim, notou-se que há um impasse na aplicação desse método pelos docentes, e que alguns professores não estão aptos a utilizar a ludicidade como ferramenta no ensino- aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | A ludicidade na educação infantil: estudo do processo de interação social através da brincadeira. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gabriella Gomes de Freitas.pdf | 158.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.