Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2206
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Welton Dias de (Orientador)-
dc.contributor.authorFreitas, Gabriella Gomes de-
dc.date.accessioned2023-01-31T18:33:55Z-
dc.date.available2023-01-31T18:33:55Z-
dc.date.issued2023-01-19-
dc.identifier.citationFREITAS, Gabriella Gomes de. A ludicidade na educação infantil: estudo do processo de interação social através da brincadeira. Orientador: Welton Dias de Lima. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2206-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo refere-se ao lúdico como contribuinte na interação social através das brincadeiras no período da Educação Infantil. Investigou-se a seguinte problemática: a preparação dos professores está adequada para usufruir da ludicidade como método no processo de ensino-aprendizagem? E cogitou a hipótese de que a ausência e o sucateamento da formação profissional, induz ao mediador o baixo rendimento do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um estudo sobre a ludicidade no desenvolvimento infantil por meio da socialização. Os objetivos específicos buscam fazer um levantamento teórico através de uma revisão de literatura, analisar o lúdico da Educação Infantil dentro da perspectiva social segundo Vygotsky e apresentar a relação das ideias por meio da análise de dados. O trabalho de conclusão de curso trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, embasada em estudos preexististes com o apoio da teoria sociointeracionista de Vygotsky onde ele visa que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da socialidade. Os resultados são obtidos por meio dos conceitos de autores vinculados ao tema. Assim, notou-se que há um impasse na aplicação desse método pelos docentes, e que alguns professores não estão aptos a utilizar a ludicidade como ferramenta no ensino- aprendizagem.pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleA ludicidade na educação infantil: estudo do processo de interação social através da brincadeira.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriella Gomes de Freitas.pdf158.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.