Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2218
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souto, Osmam Brás de (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Kenia Mara Matos Viana | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T18:39:00Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31T18:39:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-19 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Kenia Mara Matos Viana. Obstáculos e dificuldades da alfabetização dos anos iniciais no ensino remoto: de que modo os pedagogos têm lidado, nessa nova realidade, com o uso de tecnologias para favorecer a interação entre os alunos. Orientador: Osmam Brás de Souto. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2218 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por finalidade apresentar obstáculos e dificuldades do professor e do aluno no processo de aprendizagens durante o período de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental, o ensino remoto, com o uso das tecnologias. Com a criação de novos métodos de ensino-aprendizagem, reconhecendo os novos processos e métodos a serem apresentados aos alunos. Como base de estudo, foi feita uma revisão bibliográfica qualitativa, para se compreender, de fato, quais estratégias e metodologias precisavam ser tomadas em todo o processo de escolarização para que se chegasse às condições necessárias para a apropriação da alfabetização em um momento de pandemia. Também procurou evidenciar a especificidade de cada aluno junto a seus pais/responsáveis na utilização dos processos e das ferramentas tecnológicas, visto que não estavam preparados para tamanhas mudanças, uma vez que o ensino remoto, por meio dos recursos tecnológicos, foi utilizado de forma repentina e emergencial para dar continuidade ao processo de escolarização por meio dos recursos tecnológicos. | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.title | Obstáculos e dificuldades da alfabetização dos anos iniciais no ensino remoto: de que modo os pedagogos têm lidado, nessa nova realidade, com o uso de tecnologias para favorecer a interação entre os alunos. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Kenia Mara Matos Viana Rodrigues.pdf | 189.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.