Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2230
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souto, Osmam Brás de (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Silva, Letícia Isabel Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T19:04:20Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31T19:04:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Letícia Isabel Alves da Silva. Tecnologia assistiva e acessibilidade digital no contexto educacional: no ensino fundamental I (anos iniciais) para deficientes no Brasil. Orientador: Osmam Brás de Souto. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2230 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa aborda a temática sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas regulares evidenciando a importância do uso da tecnologia assistiva e acessibilidade digital no contexto do ensino fundamental (anos iniciais), enfatizando suas possibilidades de sua aplicabilidade na prática do contexto educacional no Brasil. O estudo tem a finalidade de verificar se a inclusão desses alunos ocorre de maneira eficaz e se as práticas adotadas os auxiliam em seu desenvolvimento integral como indivíduos da sociedade, como ela os auxilia no processo de ensino aprendizagem, com base nesse assunto, adotou-se o método de pesquisa bibliográfica qualitativa para proceder-se do assunto em questão. Baseada nessa questão, conclui-se a importância desse artigo para o enriquecimento de conhecimentos em distintas áreas da educação, tecnologia assistiva, inclusão digital da pessoa com deficiência visual, atingindo, a comunidade escolar, pois a partir dela, houve a exposição da verdadeira educação inclusiva com eficiência para todos. | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Deficiente visual | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.title | Tecnologia assistiva e acessibilidade digital no contexto educacional: no ensino fundamental I (anos iniciais) para deficientes no Brasil. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Letícia Isabel Alves da Silva.pdf | 472.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.