Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2230
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouto, Osmam Brás de (Orientador)-
dc.contributor.authorSilva, Letícia Isabel Alves da-
dc.date.accessioned2023-01-31T19:04:20Z-
dc.date.available2023-01-31T19:04:20Z-
dc.date.issued2023-01-19-
dc.identifier.citationSILVA, Letícia Isabel Alves da Silva. Tecnologia assistiva e acessibilidade digital no contexto educacional: no ensino fundamental I (anos iniciais) para deficientes no Brasil. Orientador: Osmam Brás de Souto. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2230-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda a temática sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas regulares evidenciando a importância do uso da tecnologia assistiva e acessibilidade digital no contexto do ensino fundamental (anos iniciais), enfatizando suas possibilidades de sua aplicabilidade na prática do contexto educacional no Brasil. O estudo tem a finalidade de verificar se a inclusão desses alunos ocorre de maneira eficaz e se as práticas adotadas os auxiliam em seu desenvolvimento integral como indivíduos da sociedade, como ela os auxilia no processo de ensino aprendizagem, com base nesse assunto, adotou-se o método de pesquisa bibliográfica qualitativa para proceder-se do assunto em questão. Baseada nessa questão, conclui-se a importância desse artigo para o enriquecimento de conhecimentos em distintas áreas da educação, tecnologia assistiva, inclusão digital da pessoa com deficiência visual, atingindo, a comunidade escolar, pois a partir dela, houve a exposição da verdadeira educação inclusiva com eficiência para todos.pt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDeficiente visualpt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.titleTecnologia assistiva e acessibilidade digital no contexto educacional: no ensino fundamental I (anos iniciais) para deficientes no Brasil.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Letícia Isabel Alves da Silva.pdf472.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.