Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2252
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Mateus Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T17:39:21Z | - |
dc.date.available | 2023-02-01T17:39:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-20 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Mateus Barbosa. A responsabilidade das instituições de ensino frente a evasão escolar na educação de jovens e adultos. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2252 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para as pessoas que interromperam seus estudos ou não tiveram acesso em idade própria. Conta com características particulares e se difere da Pedagogia ao ancorar seus métodos na Andragogia. Entretanto, identifica-se a evasão escolar como um dos maiores desafios encontrados dentro dessa modalidade. Desse modo, o presente estudo tem o objetivo de verificar as ações que as instituições de ensino têm realizado para desencadear a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos. A metodologia utilizada trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada por meio de revisão bibliográfica. O levantamento de dados foi realizado através de livros, plataformas digitais como o Google Acadêmico, repositórios de universidades nacionais e sites oficiais do governo. Tendo em vista uma triagem mais efetiva, foram empregados nas buscas os seguintes termos: EJA; evasão; instituições de ensino e permanência. De posse das informações, buscou-se responder se as ações realizadas pelas escolas têm sido suficientes para reduzir a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos? Após análise dos resultados obtidos, foi verificado que tais ações ainda são insuficientes para garantir a diminuição no número de alunos que abandonam os estudos. | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Instituições de ensino | pt_BR |
dc.title | A responsabilidade das instituições de ensino frente a evasão escolar na educação de jovens e adultos. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mateus Barbosa Nascimento_parcial.pdf | 96.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.