Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/228
Title: Cárie precoce na infância: decorrente de uma alimentação inadequada.
Authors: Ferreira, Renan Bezerra (Orientador)
Vieira, Letícia Diniz Santos (Coorientador)
Tosta, Eliene Vaz
Keywords: Cárie - infantil
Cariogênica
Odontologia - desmineralização
Issue Date: 1-Oct-2019
Citation: TOSTA, Eliene Vaz. Cárie precoce na infância: decorrente de uma alimentação inadequada. Orientador: Renan Bezerra Ferreira. 2019. 5f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A doença cárie é definida como uma patologia provocada pelo desequilíbrio entre o mineral do dente e o fluído do biofilme, esta, apresenta ligação com a inclusão prematura de alimentos cariogênicos, carboidratos fermentáveis. Ademais, a sacarose e as bebidas contendo açúcar, com a baixa do pH ocorre o fator responsável pela desmineralização do tecido dentário que pode levar a formação da lesão cárie. A cárie prematura representa um transtorno para a saúde pública brasileira e exige empenho de especialistas do setor de saúde que consultam crianças, tal doença afeta tanto a qualidade de vida infantil, quanto na de suas famílias. O resultado negativo tem efeitos imediatos e tardios, tais como: ausências na escola, ao trabalho por parte dos responsáveis, ainda possível influência negativa no comportamento social. O tratamento pode ser de custo elevado, invasivo e ainda árduo para criança, familiares e profissionais da área odontológica, especialmente em casos de emergência. A compreensão a cerca dos fatores de risco relacionados ao aparecimento e aumento da doença cárie durante a infância, possibilita que o foco da odontologia seja a prevenção dos problemas que acometem a cavidade bucal, diante disto a melhor saída é promover ações preventivas levando em conta as especificidades de cada grupo e que sejam eficientes na esfera da promoção de saúde.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/228
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliene_Tosta_0003960.pdf362.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.