Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2716
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Cláudia Lúcia (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Brito, Aline Duarte Cacau | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-17T13:30:26Z | - |
dc.date.available | 2024-04-17T13:30:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Aline Duarte Cacau. A ludicidade como estratégia facilitadora para o tratamento e educação em saúde bucal de crianças autistas. Orientador: Cláudia Lúcia Moreira. 2023. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2716 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma mudança na conduta comportamental na qual se observa uma perda durante as interações sociais do indivíduo. O envolvimento desse paciente requer do cirurgião dentista uma estratégia de interação mais especializada, com a finalidade de atrair sua atenção para o tratamento odontopediátrico. O uso da ludicidade dentro do consultório pode ser uma grande aliada a esses profissionais para atendimentos mais humanizados. O presente artigo tem o objetivo de analisar como a ludicidade, enquanto ferramenta, pode contribuir para a melhoria do processo de aprendizagem e cooperação durante o atendimento de crianças com diagnóstico de TEA. A análise documental da produção bibliográfica foi obtida nas seguintes plataformas: SciELO, Pubmed, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTF) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram pesquisados os termos Autismo, Manejo, Ludicidade e Saúde Bucal. Os referidos 15 trabalhos incluídos foram publicados entre 2010 e 2023. Crianças com TEA necessitam de uma atenção mais humanizada e de cuidados no atendimento odontológico. A aplicação de metodologias educativas diferenciadas, como a ludicidade, é uma alternativa bastante promissora para otimizar os tratamentos e ajudá-los nos vários desafios que surgem a cada novo atendimento a uma criança com TEA. | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Manejo | pt_BR |
dc.title | A ludicidade como estratégia facilitadora para o tratamento e educação em saúde bucal de crianças autistas. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Odontologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Aline Duarte Cacau Brito.pdf | 147.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.