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https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2956
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Avancini, Renata Vasques Palheta (Orientador) | - |
dc.contributor.advisor | Brum, Carolina Arantes Gama Porto (Coorientador) | - |
dc.contributor.author | Galvão, Caroline Rodrigues da Cunha Abbott | - |
dc.contributor.author | Briere, Dayane | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-26T16:02:23Z | - |
dc.date.available | 2024-04-26T16:02:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-26 | - |
dc.identifier.citation | GALVÃO, Caroline Rodrigues da Cunha Abbott; BRIERE, Dayane. Transtorno do espectro autista em adulto e os impactos psicossociais do diagnóstico tardio. Orientador: Renata Vasques Palheta Avancini. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2956 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Medicina, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) tem se tornado um assunto de relevância na área médica, possivelmente, por conta do aumento do número de diagnósticos e suas implicações sociais. Objetivo: elucidar quais os impactos psicossociais do diagnóstico tardio em adultos com TEA. Metodologia: Revisão narrativa realizada através do uso de descritores "autism spectrum disorder (MeSH Terms)" AND "delayed diagnoses" AND "adult" pesquisados no DeCS/MeSH. Além disso, foi utilizado também artigos publicados nos últimos 10 anos, nos idiomas inglês, português e espanhol. Para isso, a abordagem metodológica é qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica, em que se espera contribuir ativamente para o conhecimento da vida de adultos com TEA, seus impactos psicossociais e a busca de qualidade de vida. Resultado: TEA é um transtorno de neurodesenvolvimento, que nos últimos anos, pelos avanços nas pesquisas e nos diagnósticos, se tornou um assunto de relevância na área médica e psicossocial, com foco na autonomia e inclusão das pessoas com deficiência. Desde 1911, quando o psiquiatra Eugen Bleuler usou o termo “autismo” pela primeira vez, até os dias atuais, sob constantes atualizações, como a nova Classificação Internacional de Doenças, sob a CID-11, muitas abordagens interdisciplinares foram organizadas para o diagnóstico e o prognóstico do TEA. Conclusão: Entende-se que é preciso um maior debate, exposição dos relatos pessoais sobre autismo e mais pesquisas na área a fim de aumentar a percepção sobre o tema e propiciar a disseminação de informações para a sociedade a fim de que todos possam compreender melhor o TEA. Pois assim podemos possibilitar a muitos o acesso a informações necessárias para se gerar conhecimento, empatia, respeito, aceitação, diminuição de preconceitos, e consequente pode trazer alívio e bem-estar para o indivíduo diagnosticado, diminuindo assim os impactos psicossociais. | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Adulto | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico tardio | pt_BR |
dc.title | Transtorno do espectro autista em adulto e os impactos psicossociais do diagnóstico tardio. | pt_BR |
dc.type | Monography | pt_BR |
Appears in Collections: | Medicina |
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