Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/359
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cruz, Sérgio Ricardo de Freitas (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Ventura, Cristiane Maria | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Luana Pires | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-01T16:34:48Z | - |
dc.date.available | 2020-10-01T16:34:48Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
dc.identifier.citation | VENTURA, Cristiane Maria; GONÇALVES, Luana Pires. Educação inclusiva no ensino superior: políticas públicas e o uso das tecnologias da informação e comunicação. Orientador: Sérgio Ricardo de Freitas Cruz. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Gestão de Educação Superior) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/359 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Especialização em Gestão de Educação Superior, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Inclusiva no ensino superior brasileiro tem sido tema de reflexão e discussão para educadores desde a década de noventa, ressaltando a necessidade de políticas públicas para a inserção de pessoas com deficiências no contexto educacional. O acesso é garantido por lei, todavia, a permanência é influenciada por diversos fatores, como a estrutura arquitetônica inadequada, a falta de capacitação docente e/ou uso inadequado das Tecnologias da Informação e Comunicação na promoção do conhecimento, aprendizagem e interação social. O objetivo deste estudo foi identificar a produção científica a cerca da evolução das políticas públicas direcionadas à Educação Inclusiva no ensino superior e verificar como as TIC´s podem contribuir para esse processo. Trata-se de uma revisão integrativa. Foram consideradas válidas para análise setenta referências, que permitiram constatar que cada aluno possui necessidades específicas que precisam ser consideradas para que os princípios de igualdade e justiça social sejam válidos, conforme determinam as políticas públicas vigentes. | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Política pública - inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de informação - comunicação | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva no ensino superior: políticas públicas e o uso das tecnologias da informação e comunicação. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Gestão da Educação Superior |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cristiane Maria Ventura_0008474_Luana Pires Gonçalves_0007959.pdf | 519.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.