Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/83
Título: Uso de psicoativos pelos profissionais enfermeiros
Título(s) alternativo(s): Use of psychoactives by professional nurses
Autor(es): Santos, Lorena Campos (Orientador)
Costa, Maria do Socorro Silva
Palavras-chave: psicotrópicos
enfermeiros
estresse ocupacional
Data do documento: 15-Fev-2019
Citação: COSTA, Maria do Socorro Silva. Uso de psicoativos pelos profissionais enfermeiros. Orientador: Lorena Campos Santos. 2018. 10f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Resumo: Os profissionais de saúde que convivem com pessoas doentes no ambiente hospitalar são propensos a se envolverem em situações de estresse devido à demanda de trabalho ser muito elevada e o estilo de vida irregular, além do desgaste físico, psíquico inclusive por falta de apoio dos colegas e gestores. Objetivo: Identificar os motivos que levam o profissional enfermeiro a utilizar substâncias psicoativas no ambiente de trabalho. Como metodologia de pesquisa, assumimos a revisão simples da literatura. Resultados e Discussão: Na atualidade, as transformações do mundo do trabalho têm apontado para a necessidade de investigação e tratamento do sofrimento e do desconforto físico e psíquico apresentado pelos trabalhadores, em especial, os da saúde. Nesse sentido, o trabalho da enfermagem pode apresentar alguns elementos capazes de comprometer o processo de viver saudável dos seus trabalhadores, tornando-os mais suscetíveis à depressão e ao cansaço.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/83
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Costa_000036.pdf218.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.