Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/84
Título: Avaliação do conhecimento e a prática da equipe de enfermagem sobre a administração de medicamentos na região ventroglútea
Título(s) alternativo(s): Evaluation of knowledge and the practice of the nursing team administration of medicines in the ventroglutea region
Autor(es): Santos, Lorena Campos (Orientador)
Moraes, Elida Cristina Ribeiro de
Silva, Mariana Brito Gonzaga da
Palavras-chave: injeções intramusculares
via de administração de medicamentos
competência profissional
Data do documento: 15-Fev-2019
Citação: MORAES, Elida Cristina de; SILVA, Mariana Brito Gonzaga. Avaliação do conhecimento e a prática da equipe de enfermagem sobre a administração de medicamentos na região ventroglútea. Orientador: Lorena Campos Santos. 2018. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Resumo: O presente estudo busca avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre a administração de medicamentos na pela via intramuscular utilizando a região ventroglútea (RVG), bem como identificar as causas e dificuldades apresentadas pela equipe diante da não utilização desta região. Método: O estudo é uma revisão do tipo integrativa, com abordagem descritiva, foi realizado no período de março a junho de 2018. Resultados: foi verificado a reiteração de informações que levou ao aprofundamento da problemática, na qual após a leitura de diversos artigos pode-se constatar 23 variáveis, dentre as mesmas 5 se repetiram em diversos dos artigos. Conclusão: estudos comprovaram que a RVG é a mais segura por haver poucos nervos e vasos sanguíneos, pela espessura do músculo e por poder ser utilizada em qualquer faixa etária do paciente, entretanto há aspectos culturais como: medo, insegurança, dentre outros fatores que impedem a utilização da mesma, havendo assim a necessidade de capacitação para melhor cuidado para com o paciente, garantido assim serviço de segurança e qualidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/84
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana Brito 0000269 Élida Cristina 0000122.pdf241.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.