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dc.contributor.advisorLima, Welton Dias de (Orientador)-
dc.contributor.authorFormiga, Fernanda Andrade-
dc.date.accessioned2021-10-05T17:33:38Z-
dc.date.available2021-10-05T17:33:38Z-
dc.date.issued2021-09-03-
dc.identifier.citationFORMIGA, Fernanda Andrade. Jogos e brincadeiras na educação infantil para promoção do desenvolvimento cognitivo. Orientador: Welton Dias de Lima. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/980-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo analisar como jogos e brincadeiras lúdicas permitem influenciar no desenvolvimento cognitivo; operando na promoção do conhecimento, no estímulo ao aprendizado e no processo de socialização da criança, nos anos iniciais. O método de estudo foi bibliográfico, levantando como metodologia de pesquisa uma reflexão sobre a importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizado e sua influência no desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil nos primeiros anos. A pesquisa teve como base teórico- científica estudos realizados por Piaget, Vygostsky, Kishimoto e Freddrich Froebel. A análise da pesquisa permitiu considerar que os estudiosos dos jogos e brincandeiras foram importantes na utilização de ferramentas pelos docentes na etapa de ensino/aprendizagem da educação infantil, pois os mesmos devem estar preparados para articular os conteúdos apresentados em sala, uma vez que ao apresentar um planejamento didático-pedagógico, os jogos e brincadeiras servem como instrumento organizador para o espaço de realização de atividades em sala. Os jogos e brincadeiras lúdicas proporcionam inquietações e reflexões no contexto escolar, por isso há necessidade de projetos e ações na trajetória profissional do pedagogo no que diz respeito ao tema proposto, neste estudo.pt_BR
dc.subjectJogo - brincadeirapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras na educação infantil para promoção do desenvolvimento cognitivo.pt_BR
dc.typeMonographypt_BR
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