Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/980
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Welton Dias de (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Formiga, Fernanda Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-05T17:33:38Z | - |
dc.date.available | 2021-10-05T17:33:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-03 | - |
dc.identifier.citation | FORMIGA, Fernanda Andrade. Jogos e brincadeiras na educação infantil para promoção do desenvolvimento cognitivo. Orientador: Welton Dias de Lima. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/980 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo analisar como jogos e brincadeiras lúdicas permitem influenciar no desenvolvimento cognitivo; operando na promoção do conhecimento, no estímulo ao aprendizado e no processo de socialização da criança, nos anos iniciais. O método de estudo foi bibliográfico, levantando como metodologia de pesquisa uma reflexão sobre a importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizado e sua influência no desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil nos primeiros anos. A pesquisa teve como base teórico- científica estudos realizados por Piaget, Vygostsky, Kishimoto e Freddrich Froebel. A análise da pesquisa permitiu considerar que os estudiosos dos jogos e brincandeiras foram importantes na utilização de ferramentas pelos docentes na etapa de ensino/aprendizagem da educação infantil, pois os mesmos devem estar preparados para articular os conteúdos apresentados em sala, uma vez que ao apresentar um planejamento didático-pedagógico, os jogos e brincadeiras servem como instrumento organizador para o espaço de realização de atividades em sala. Os jogos e brincadeiras lúdicas proporcionam inquietações e reflexões no contexto escolar, por isso há necessidade de projetos e ações na trajetória profissional do pedagogo no que diz respeito ao tema proposto, neste estudo. | pt_BR |
dc.subject | Jogo - brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Jogos e brincadeiras na educação infantil para promoção do desenvolvimento cognitivo. | pt_BR |
dc.type | Monography | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Fernanda Andrade Formiga_0009941.pdf | 698.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.