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Título: A Violência doméstica contra crianças e adolescentes e a intervenção do pedagogo.
Autor(es): Urzeda, Rhemora Ferreira da Silva (Orientador)
Santos, Janaina Beatriz Araújo Oliveira dos
Palavras-chave: Violência doméstica
Pedagogo - violência infrafamiliar
Intervenção pedagógica
Data do documento: 8-Out-2021
Citação: SANTOS, Janaina Beatriz Araújo Oliveira dos. A Violência doméstica contra crianças e adolescentes e a intervenção do pedagogo. Orientador: Rhemora Ferreira da Silva Urzeda. 2021. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Resumo: A violência por vezes se encontra presente em lares brasileiros, afetando as crianças e adolescentes em todos os seus aspectos, causando-lhes danos irreparáveis que os acompanham durante toda a vida. A pesquisa em questão se deu a partir da seguinte temática: violência doméstica contra crianças e adolescentes e a intervenção do pedagogo. A metodologia aplicada se refere a pesquisa bibliográfica com a abordagem qualitativa. A presente pesquisa justifica-se na medida em crianças e adolescentes podem estar expostas à violência doméstica, e por vezes, possuem seus direitos fundamentais ignorados trazendo consigo graves consequências à diversas áreas de suas vidas e, essas consequências, refletem em suas relações sociais, principalmente na escola. Como resultado observa-se que ao se deparar com a violência doméstica contra crianças e adolescentes, o pedagogo possui a capacidade de identificá-la e de notificá-la aos órgãos competentes, criando um relacionamento pautado na confiança e afeto com seus discentes, e poderá desenvolver estratégias pedagógicas que auxiliem o discente a enfrentar o acontecimento, desenvolver projetos que envolva toda a família e encaminhar o aluno para as demais especificidades com a finalidade de cuidar de cada aspecto da vítima, seja ele emocional, social, intelectual, da sua saúde ou qualquer necessidade que ele venha a ter por causa da violência sofrida. Dessa maneira, impõe a constatação de que devem ser incluído disciplinas sobre a temática abordada na formação inicial de professores, uma vez que, o assunto é de suma importância para a prática docente e está diretamente ligado à identidade e à função do pedagogo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1027
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