Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/108
Título: Centro de colhimento e integração para refugiados
Autor(es): Souza, Leonardo Palhano Xavier
Oliveira, Yara Cristina Vieira Arenhart
Palavras-chave: integração - refugiados
arquitetura social
centro de acolhimento - refugiado
Data do documento: 22-Mar-2019
Citação: OLIVEIRA, Yara Cristina Vieira Arenhart. Centro de colhimento e integração para refugiados. Orientador: Leonardo Palhano Xavier de Souza. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Resumo: O objetivo deste estudo é propor um centro para pessoas em estado de refúgio que chega ao DF sem ter onde morar, desamparadas e buscam em outro país apoio, precisando de um local para serem acolhidas com suporte para conseguirem se estabilizar e construir uma nova vida. Com esse propósito a proposta é criar um centro de acolhimento e socialização para que essas pessoas tenham onde se apoiar e se inserir na nova sociedade em que estão vivendo, contando com assistência médica, jurídica, escolar e social para que tenham uma vida digna novamente, a partir disto o centro contará com três vertentes: Proteção - vigiando para que tenha os direitos que acordos internacionais lhe garantem; Assistência - para que tenha moradia adequada, acesso à educação e saúde; e, Integração - conseguir que ele atinja a autossuficiência, sobretudo com revalidação dos estudos, cursos profissionalizantes e inserção no mercado de trabalho. Para que estes objetivos sejam alcançados o centro foi dividido em 4 setores: Administrativo, Especialização/aprendizado, Acolhimento/abrigo e Convivência/ Lazer, que foram divididos em duas edificações que se ligam. O projeto foi concluído com sucesso, o centro conta com duas edificações que suportam toda atividade proposta além de um espaço maravilhoso para lazer e esporte, trazendo espaço público também para sociedade poder usufruir junto com os refugiados que ali vão viver. Conhecer mais sobre essas pessoas e seus direitos acarretou em uma vasta aprendizagem além de ter cada vez mais certeza que as mesmas devem ser ajudadas e integradas na sociedade, pois não é fácil para ninguém sair de uma sociedade totalmente conhecida e ir para outra completamente distinta e ainda chegar até ela com muita dificuldade e sem conhecimento algum. Foi maravilhosa a experiência de poder projetar algo que seria tão benéfico para os refugiados, os olhando como pessoas injustiçadas que são e não as tratando de forma fria, o ser humano precisa ser mais caloroso e mais sentimental. Para qualquer tipo que seja o projeto, deve-se ser projetado para pessoas, logo levar em consideração, principalmente, o aconchego que aquele espaço vai proporcionar ao indivíduo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/108
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yara_Arenhart_0000698.pdf3.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.