Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1099
Título: Teoria da imprevisão como base para recuperação judicial de empresas com menos de dois anos de atividade regular na pandemia.
Autor(es): Chagas, Edilson Enedino das (Orientador)
Medeiros, Vitor Asaph Brito
Palavras-chave: Teoria da imprevisão
Recuperação judicial
Pandemia
Data do documento: 28-Out-2021
Citação: MEDEIROS, Vitor Asaph Brito. Teoria da imprevisão como base para recuperação judicial de empresas com menos de dois anos de atividade regular na pandemia. Orientador: Edilson Enedino das Chagas. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Resumo: A teoria da imprevisão é um instituto do Direito Civil, utilizado para rever obrigações contratuais que foram afetadas em razão de um contexto fático-jurídico relevante, imprevisível ou inevitável. A recuperação judicial é um procedimento previsto na Lei 11.101/2005 para buscar uma forma de fazer a empresa que a requereu superar uma crise que iria levá-la à falência. A pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) é um fenômeno sanitário em andamento em todo o mundo, que tem causado impactos socioeconômicos, ambientais, políticos, dentre outras esferas. O presente trabalho busca analisar se há a possibilidade de aplicar a teoria da imprevisão como justificativa para aceitar a recuperação judicial de empresas com menos de 2 anos de regular exercício, em razão da pandemia. Nesse sentido, propõe-se a busca pelo entendimento do tema, a absorção de noções gerais decorrentes dos princípios da preservação da empresa, da livre iniciativa e da conservação dos contratos, dentre outros, explicitados pela Doutrina. A trilha pelo contexto histórico, a visão de países sobre os conceitos, além da análise da hipótese em múltiplos espectos, e a propositura de soluções para o problema que embasa essa pesquisa, também são pontos a serem apresentados. Dentro dessa proposta, a análise sobre o tema em questão vai muito além do plano da viabilidade formal, e atinge o quão perto da sociedade e dos problemas econômicos estão os institutos jurídicos, que foram criados para solucionar essas questões que motivam a presente pesquisa.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1099
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vítor Asaph Brito Medeiros_0006441.pdf442.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.