Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1108
Título: Prevalência de dor na coluna vertebral em estudantes: revisão de literatura.
Autor(es): Junior, Jaime Rodrigues (Orientador)
Martins, Tacylene Pereira
Costa, Zenayde Beatriz da Silva
Palavras-chave: Postura - coluna
Saúde estudantil
Coluna vertebral
Data do documento: 28-Out-2021
Citação: MARTINS, Tacylene Pereira; COSTA, Zenayde Beatriz da Silva. Prevalência de dor na coluna vertebral em estudantes: revisão de literatura. Orientador: Jaime Rodrigues Junior. 2020. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Resumo: A coluna vertebral tem uma função de produzir suporte através de sua superfície articular para estabilizar e promover a mobilidade e também mantendo seu movimento contínuo durante as atividades diárias. As posturas inadequadas dos estudantes ficando na mesma posição repetidamente, podem agravar a dor, má postura e a qualidade de vida podendo causar desconforto. Objetivo: Analisar por meio de uma revisão de bibliográfica a prevalência de dor na coluna vertebral em estudantes. Materiais e métodos: Realizou-se um levantamento bibliográfico através de uma busca nas bases eletrônicas de dados PubMed, SCIELO, BVS, e , no período de 2010 a 2020. Os tipos de estudos foram estudo transversal descritivo e observacional transversal e deliamento com o total de amostra. Resultados: Os estudos apontaram que a alta prevalência de dor na coluna vertebral em estudantes, segundo as literaturas selecionadas foram associados à dor lombar, má postura em estudantes, destacando-se que o gênero feminino teve uma maior revalência do que o gênero masculino. Notou-se que a posturas mantidas por longos períodos causando desconforto. Conclusão: A presente revisão bibliográfica evidenciou que a dor coluna em estudantes, é associada a fatores como sedentarismo, posturas inadequadas, má alimentação. Pesquisas mostraram que o gênero feminino, devido às peculiaridades biomecânicas, favoráveis as maiores compensações, apresentam mais casos de lombalgias do que ogênero masculino. Portanto, de acordo com a revisão bibliográfica desta pesquisa, a conscientização através de palestra sobre orientação e prevenção postural nas escolas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1108
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tacylene Pereira Matins_0005107_Zenaide Beatriz da Silva Costa_0005126.pdf572.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.