Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1134
Title: Exercícios indicados e contraindicados do método Pilates para diástase abdominal
Authors: Olher, Rafael dos Reis Vieira (Orientador)
Santos, Daniel Silva Santos
Albernaz, Pedro Henrique Gomes
Keywords: Diástase Abdominal
Exercícios físicos
Gestantes
Issue Date: 15-Jun-2022
Citation: SANTOS, Daniel Silva; ALBERNAZ, Pedro Henrique Gomes. Exercícios indicados e contraindicados do método Pilates para diástase abdominal. Orientador: Rafael dos Reis Vieira Olher. 2021. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Educação Física) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A diástase abdominal, separação dos feixes do músculo reto abdominal - DRA, pode ser constatada, na sua maior parte, em gestantes; pois, alguns fatores podem contribuir para o surgimento da DRA, tais como: a multiparidade, o ganho de peso, o sedentarismo, a obesidade, a idade materna, à gestação de gemelares, cesárias e até mesmo os bebês grandes para a idade gestacional. Embora esses fatores possam contribuir para a diástase abdominal, é importante ressaltar que alterações mecânicas durante a gestação apresentam, também, fatores que influenciam para a DRA. Consoante a isto, as alterações mecânicas são provocadas pelo aumento do útero, aumento na produção hormonal e por conta do sinergismo entre a musculatura abdominal e o assoalho pélvico. Os benefícios decorrentes do exercício físico são inúmeros, sendo aplicado na vida da mulher, inclusive na fase gestacional. Diversos são os estudos que relatam eficácia de um programa de prevenção e até mesmo no pós-parto. Em que pese as considerações retro, os resultados demonstram que a DRA está mais propícia em mulheres que não possuem o hábito de realizar exercícios físicos, entretanto, poderá ocorrer com menos frequência em mulheres que possuem esse hábito. Conforme o que foi dito, alguns fatores podem nos adequar a esta ideia. Uma possível causa para a redução e prevenção da DRA é que o exercício pode auxiliar a manter o tônus, a força e o controle dos músculos abdominais, proporcionando uma maior adaptação. Outra possível causa é que o exercício contribui para o controle do peso e para a manutenção do condicionamento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade Educação Física, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1134
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel SiIva Santos_0009706_Pedro Henrique Gomes Albernaz_0009116.pdf396.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.