Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1237
Título: | O espaço escolar e as novas configurações familiares: uma reflexão acerca da relação entre escola e famílias homoparentais. |
Autor(es): | Urzeda, Rhêmora Ferreira da Silva (Orientador) Garcez, Ana Carolina Jaciuk |
Palavras-chave: | Configurações familiares Família homoparental Espaço escolar |
Data do documento: | 3-Mar-2022 |
Citação: | GARCEZ, Ana Carolina Jaciuk. O espaço escolar e as novas configurações familiares: uma reflexão acerca da relação entre escola e famílias homoparentais. Orientador: Rhêmora Ferreira da Silva Urzeda. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
Resumo: | A família homoparental está cada vez mais presente na sociedade contemporânea, entretanto, ainda sofre preconceito e discriminação. A escola é um espaço de aprendizagem, e um local onde a criança passa bastante tempo, portanto, espera-se que a instituição escolar seja segura e acolhedora, de forma a reduzir qualquer impacto negativo relacionado ao preconceito e colaborar com a construção de debates e discussões para a construção de uma sociedade mais empática. O objetivo estudar a relação da escola e os discentes oriundos das famílias homoparentais. Tendo como objetivos específicos: verificar as novas configurações familiares no contexto brasileiro; apresentar normativas relacionadas a famílias homoparentais e educação; verificar metodologias pedagógicas não discriminatórias que tragam o debate sobre acolhimento das famílias homoparentais no ambiente escolar. Para tanto, a pesquisa de natureza bibliográfica baseia-se em consultas a artigos, livros e revistas publicadas sobre a temática. Destaca-se como resultado principal que as instituições de ensino estão em processo de construção de estratégias para acolhimento das crianças com configuração familiar homoparentais. Observou-se também, a necessidade de as escolas adaptarem os currículos e desenvolverem de novas estratégias pautadas em reflexões sobre as novas formas de famílias, como espaço de aprendizagem de interações não discriminatórias. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1237 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Carolina Jaciuk Garcez_0009400.pdf.pdf | 2.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.