Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1252
Título: A utilização de jogos para o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Autor(es): Silva, Dalmo Rodrigues da (Orientador)
Correia, Helder Lins
Palavras-chave: Ludicidade
Jogos
Ciências
Data do documento: 4-Abr-2022
Citação: CORREIA, Helder Lins. A utilização de jogos para o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Orientador: Dalmo Rodrigues da Silva. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Resumo: O presente trabalho pretende investigar, analisar e abrir espaço para a reflexão sobre o ato de jogar para aprender conceitos científicos básicos do ensino fundamental. Busca-se isto através de uma pesquisa bibliográfica. O ato de jogar foi descrito pelos autores estudados como uma importante fonte de aprendizagem e um possível método de ensino. Pode-se entender, portanto, que os currículos escolares deveriam ser redimensionados de modo que contemplem rotinas de jogos que sejam respeitados como uma possibilidade metodológica séria para o processo de ensino-aprendizagem de ciências. A educação e a pedagogia têm passado por grandes transformações nos últimos séculos. Novas práticas e teorias têm sido utilizadas e debatidas buscando os melhores resultados e, principalmente, uma educação de maior qualidade. Muito se escreveu sobre a utilização de jogos como parte do arsenal educacional, como aponta PRADO, HUIZINGA e ALVES de tal sorte que faz-se necessário uma revisão de literatura crítica e cuidadosa acerca dos trabalhos com maior relevância no tema especificado. Este artigo tem como o objetivo, portanto, de ser uma análise de como os jogos em geral são capazes de influenciar na aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e não uma pesquisa sobre os benefícios específicos de um jogo pré-estabelecido.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1252
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Helder Lins Correia_0010602.docx.pdf722.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.