Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1279
Título: | A importância da relação afetiva no processo de ensino - aprendizagem na Educação Infantil. |
Autor(es): | Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador) Cruz, Paula Patrícia Oliveira da |
Palavras-chave: | Relação afetiva Processo de ensino-aprendizagem Educação Infantil |
Data do documento: | 18-Abr-2022 |
Citação: | CRUZ, Paula Patrícia Oliveira da. A importância da relação afetiva no processo de ensino - aprendizagem na Educação Infantil. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
Resumo: | O tema deste trabalho monográfico é a importância da relação afetiva no processo de ensino - aprendizagem na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de 5 meses. Investigou-se o seguinte problema: Qual a importância da relação afetiva no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil? Cogitou-se a seguinte hipótese: Quando há uma relação afetiva entre professor-aluno, há progresso no ensino e aprendizagem, pois ocorre de forma saudável, e a adaptação aos meio físico e social flui de maneira simples e prazerosa. O objetivo geral é compreender a importância da relação afetiva no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Os objetivos específicos são: Os objetivos específicos são: discorrer sobre a construção da relação afetiva professor e aluno, conhecer como ocorre a aprendizagem no cenário escolar da Educação Infantil; compreender a importância da afetividade e a relação com a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Este trabalho é importante para um profissional pedagogo devido a importância da afetividade na construção do educando como um sujeito único, que vive em um contexto social, com seus medos, seus problemas, que der valor nos seus saberes e cultura, seus sonhos e necessidades. Quando existe um ambiente com afeto na Educação Infantil é visível o quanto os alunos se desenvolvem melhor, são mais alegres dentro da sala de aula e há o desejo de aprender, tanto os conteúdos, como sobre suas próprias vontades. Agrega à sociedade pelo fato de a instituição escolar é a primeira aprendizagem formal no meio social da criança. É evidente que a afetividade no espaço educacional proporciona uma aprendizagem saudável, onde o aluno se descobre como indivíduo responsável pelo processo da sua identidade e, consequentemente do seu conhecimento. Visto que as crianças em fase de formação carecem de educação e cuidados que enriqueçam o desenvolvimento como indivíduo, quando o aluno, criar uma ligação afetiva com seu mestre, torna o aprendizado mais encantador. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1279 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paula Patrícia Oliveira da Cruz_0009862.pdf | 301.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.