Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1286
Título: | A relação afetiva no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. |
Autor(es): | Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador) Rocha, Vitória de Cássia Montenegro |
Palavras-chave: | Relação afetiva Ensino e aprendizagem Educação infantil |
Data do documento: | 19-Abr-2022 |
Citação: | ROCHA, Vitória de Cássia Montenegro. A relação afetiva no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
Resumo: | O tema deste trabalho monográfico é a relação afetiva no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de 4 meses. Investigou-se o seguinte problema: Como a afetividade contribui para o processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil? Cogitou-se a seguinte hipótese: As estratégias mediadas pela relação afetiva no processo de ensino e aprendizagem são capazes de ampliar o desenvolvimento infantil por meio de práticas educacionais pautadas nas demandas das crianças. O objetivo geral é conhecer a relação afetiva no processo de ensino aprendizagem da Educação Infantil. Os objetivos específicos são: conhecer o processo de desenvolvimento e aprendizagem do público infantil; contextualizar e listar os tipos de aprendizagem; e identificar as principais barreiras encontradas no processo de ensino e aprendizagem infantil. Este trabalho é importante para um profissional pedagogo devido a sua importância e utilidade na prática em sala de aula, por meio da afetividade o professor se aproxima do aluno e, consequentemente, facilita o processo de ensino e aprendizagem. Para a ciência é relevante pelo fato de dar continuidade a uma gama de estudos já realizados nessa área, contribuindo um pouco mais para a formação inicial e continuada dos pesquisadores e profissionais da educação. Este estudo agrega à sociedade pelo fato de se tratar do acolhimento das crianças nos primeiros anos escolares, sendo uma etapa muito importante e delicada. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1286 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vitória de Cássia Montenegro Rocha_0009730.pdf | 358.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.