Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1419
Título: Aneurisma do arco aórtico: uma revisão de literatura.
Autor(es): Oliveira, Alessandro Fernandes de (Orientador)
Siqueira, João Vitor Rincon
Data do documento: 10-Nov-2021
Citação: SIQUEIRA, João Vitor Rincon. Aneurisma do arco aórtico: uma revisão de literatura. Orientador: Alessandro Fernandes de Oliveira. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Resumo: O aneurisma aórtico consiste na dilatação focal de um segmento da aorta com calibre acima de cinquenta por cento do diâmetro normal esperado. Nessa perspectiva, este trabalho descreve o que a literatura versa sobre o aneurisma de arco aórtico e quais conceitos foram e estão sendo desenvolvidos em relação ao tema em tela; com esse fim, vários autores são estudados, em livros e em artigos publicados em revistas científicas bem como trabalhos acadêmicos. A taxa de mortalidade geral global de aneurisma da aorta e dissecção aórtica tem aumentado, sendo que as taxas mais elevadas para os homens. Os aneurismas diretamente relacionados às alterações decorrentes do fato de se envelhecer, sendo que há um aumento substantivo dasua incidência a começar pelos 60 anos. O ecocardiograma é recomendado para visualizar a dilatação na aorta, em uma forma não invasiva, sendo esta uma ferramenta útil, contudo pode-se utilizar ressonância para informações adicionais muito importantes no que diz respeito às pequenas artérias. Para o tratamento, a moderna cirurgia para a correção do aneurisma é profilática, outras vezes terapêutica e raramente paliativa. Ressalta-se que a importância do tratamento clinico tem como objetivo a prevenção do crescimento do aneurisma. Conclui-se que tem havido avanços nessa área, uma delas é a ressonância magnética, que possibilita imagens rápida e com ótimas resoluções para o diagnóstico. Pode-se observar também que as intervenções chamadas de híbridas que combinam duas táticas possibilitam uma cirurgia mais amistosa. A tecnologia 3D e o desenvolvimento dos STENTS são avanços em andamento para essa área.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1419
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Vitor Rincon Siqueira_0008243.pdf431.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.