Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1489
Título: Manifestações neurológicas na infecção pelo SARS-CoV-2.
Autor(es): Masini, Marcos (Orientador)
Abrantes, Ana Beatriz de Matos Berg
Silva, Isabela Alves da
Palavras-chave: COVID-19
Manifestações neurológicas
Prevalência
Data do documento: 18-Mai-2022
Citação: ABRANTES, Ana Beatriz de Matos Berg; SILVA, Isabela Alves da. Manifestações neurológicas na infecção pelo SARS-CoV-2. Orientador: Marcos Masini. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Resumo: A pandemia da COVID-19 se tornou a maior desde a da gripe de 1918. O vírus responsável por essa doença, o SARS-CoV-2, afeta principalmente o sistema respiratório, mas diversos estudos têm mostrado o acometimento do sistema nervoso. Esse sistema pode ser afetado tanto central quanto perifericamente causando sintomas e condições que variam desde cefaleia, mialgia, anosmia até acidente vascular encefálico. A fisiopatologia por trás desse acometimento ainda permanece incerta, porém muitas evidências associam a causa da maioria dos sintomas à interação da proteína SPIKE, do vírus, com os receptores da enzima conversora de angiotensina 2 (ECA-2) presente nas células em diversos locais do corpo humano. Por ser um tema recente, faz-se necessário o estudo, não somente da fisiopatologia, mas também da prevalência do acometimento do sistema nervoso, principalmente quanto aos tópicos idade e sexo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1489
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Beatriz Matos Berg Abrantes_0008639_Isabela Alves da Silva_0008809_parcial.pdf78.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.