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Título: Crises epilépticas de ausência e desenvolvimento cognitivo.
Autor(es): Avancini, Renata Vasques Palheta (Orientador)
Rosa, Pedro Silveira
Palavras-chave: Epilepsia tipo ausência
Cognição
Aprendizagem
Data do documento: 24-Mai-2022
Citação: ROSA, Pedro Silveira. Crises epilépticas de ausência e desenvolvimento cognitivo. Orientador: Renata Vasques Palheta Avancini. 2021. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Resumo: A epilepsia de ausência (EA) é o tipo mais comum de epilepsia na criança. Ela é caracterizada por uma perda breve de consciência com duração de segundos ou poucos minutos podendo ocorrer até 200 crises no dia. Apesar do caráter benigno pela baixa incidência de convulsões tônico-clônicas e de ser autolimitante, é uma doença que pode gerar prejuízos cognitivos e psicossociais de curto a longo prazo. Esta revisão da literatura tem como objetivo compreender os efeitos da EA no desenvolvimento cognitivo das crianças. Para isso foram revisados artigos publicados nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed nos anos de 2010 a 2021. Demonstrou-se alto índice de déficits psicomotores e relação importante destes com problemas escolares, sociais e familiares tanto na criança quanto no adulto após remissão da doença. Para prevenção destes prejuízos evidenciou-se a importância de um atendimento multidisciplinar na criança como uma tentativa de melhorar sua qualidade de vida e minimizar perdas cognitivas e psicossociais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1535
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