Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/154
Title: Abordagem do paciente TEA na clínica odontológica
Other Titles: Approach of the TEA patient in the dental clinic
Authors: Curado, Marcelo de Morais (Orientador)
Vieira, Letícia Diniz Santos (Orientador)
Leite, Raíssa de Oliveira
Keywords: transtorno do espectro - autista
assistência odontológica
capacitação profissional - odontologia
Issue Date: 17-Apr-2019
Citation: LEITE, Raíssa de Oliveira. Abordagem do paciente TEA na clínica odontológica. Orientador: Marcelo de Morais Curado e Letícia Diniz Santos Vieira. 2018. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) trata de um grupamento de problemas do desenvolvimento neurológico de acordo com um grupo principal de fatores definidores que incluem o convívio social afetado, a comunicação e os modelos comportamentais específicos ou constantes. Um dos primeiros sinais observados no diagnóstico do TEA é a inabilidade de produzir a atenção conjunta, que consiste na ausência de interesse pelo meio ao ser redor e a incapacidade da criança de se comunicar, através do diálogo, suas ações e contato visual. O objetivo deste trabalho, por meio de uma revisão de literatura baseado em evidências científicas, visa abordar o contexto do atendimento odontológico para pacientes com TEA, bem como colaborar na capacitação profissional através de uma abordagem humana, ética e de condutas individualizadas de manejo e adaptação profissional. O manejo odontológico adequado para uma criança com TEA requer uma individualização e uma compreensão aprofundada do perfil comportamental do TEA, englobando diversas técnicas como: PECS, ABA, TEACCH, dizer-mostrar-fazer, distração, dessensibilização, controle de voz, reforço positivo ou recompensa, e modelação. Conclui-se que o papel da educação continuada de profissionais da odontologia e pais é essencial para superar as dificuldades encontradas pela criança com TEA durante a consulta odontológica.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/154
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raíssa_Oliveira_0008086.pdf745.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.