Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1585
Título: Avaliação de teor de sujidade, umidade, cinzas totais e análises de rótulos de amostras de Calendula Officinalis L. (calêndula) adquiridas em farmácias e lojas de produtos naturais do DF.
Autor(es): Garofalo, Catarina (Orientador)
Santos, Rosiane Lopes dos
Palavras-chave: Controle de qualidade
Calendula officinalis
Legislação
Data do documento: 11-Mai-2022
Citação: SANTOS, Rosiane Lopes dos. Avaliação de teor de sujidade, umidade, cinzas totais e análises de rótulos de amostras de Calendula Officinalis L. (calêndula) adquiridas em farmácias e lojas de produtos naturais do DF. Orientador: Catarina Garofalo. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Resumo: O uso de plantas medicinais é uma prática tradicionalmente difundida em todo o mundo e largamente utilizada no Brasil. Em algumas cidades o uso de plantas medicinais simboliza a única forma de tratamento para determinadas doenças, e o uso tradicional de plantas por parte da populção ainda é grande principalmente por apresentar baixo custo e mais fácil acesso na atenção básica à saúde. A Calendula officinalis L. é uma planta herbácea, pertencente à família Asteraceae, de uso tópico, empregada principamente para o tratamento de doenças dermatológicas, por apresentar ação anti-inflamtória, cicatrizante, antimicrobiana e emoliente. Foram adquiridas 30 amostras de calêndula em farmácias e lojas de produtos naturais do Distrito Federal no período de fevereiro a abril de 2021, que passaram pelos seguintes critérios de controle de qualidade da droga vegetal: avaliação macroscópica, teor de sujidades, umidade, cinzas totais e análise de rótulos. Todas as amostras analisadas apresentaram características macroscópicas, valores médios de teor de umidade e cinzas totais de acordo com o preconizado pela Farmacopeia Brasileira 6a edição. Porém, quantos ao parâmetro farmacopeico teor de sujidades, as amostras apresentaram reprovação de 96,66%. Para análise de rótulos, 100% das amostras foram reprovadas em relação à legislação vigente. Diante do exposto, percebeu-se a necessidade de uma fiscalização por parte dos órgãos competentes quanto aos critérios teor de sujidades e informações que constem nos rótulos das embalagens, para garantir o uso seguro da calêndula pela população.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Farmácia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1585
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosiane Lopes dos Santos_0005846_parcial.pdf237.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.