Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1595
Título: Aplicações de metodologias de ensino ativas nos cursos de engenharia civil de Instituições de ensino superior privadas.
Autor(es): Coutinho, Maycol Moreira (Orientador)
Lopes, Daniel Sâmeque Ramos
Silva, Jhonnik Lima
Palavras-chave: Metodologias ativas
Metodologias tradicionais
Engenharia civil
Data do documento: 13-Mai-2022
Citação: LOPES, Daniel Sâmeque Ramos; SILVA, Jhonnik Lima. Aplicações de metodologias de ensino ativas nos cursos de engenharia civil de Instituições de ensino superior privadas. Orientador: Maycol Moreira Coutinho. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Resumo: Nos dias atuais com a presença crescente de inúmeras tecnologias e o avanço em larga escala do mercado de trabalho, é necessário a discussão sobre as metodologias de ensino utilizadas nas universidades privadas, tema central do estudo em questão. Para começar o debate do presente tema, é necessário entender os diferentes métodos pedagógicos de ensino existentes, portanto será abordado uma revisão literária sobre a visão dos estudiosos frente ao assunto. Serão explanadas as justificativas que demonstram a história e a efetiva propiciação do aprendizado dos futuros profissionais de engenharia, preparados em suas graduações com os métodos de ensino tradicionais, correlacionando-as às metodologias de ensino ativas. Posteriormente se apresentarão alguns métodos ativos de ensino passíveis de aplicação na formação profissional dos discentes dos cursos de engenharia e suas vantagens frente ao aprendizado das disciplinas que compõem a grade formativa das Instituições de Ensino Superior (IES). Por fim, serão abordadas informações obtidas através da aplicação de questionários online, visando analisá-los de forma a permitir discussões acerca da vivência dos professores e alunos universitários no meio acadêmico. Contudo após a análise e discussão dos resultados obtidos, notou-se que assim como abordado em todo o decorrer do presente artigo, as metodologias de ensino ativas se mostram eficientes diante do cenário atual e futuro.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1595
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniel Sâmeque Ramos Lopes_0007372_Jhonnik Lima Silva_0007377.pdf390.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.