Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1648
Título: O acesso de pessoas transexuais à saúde pública no Brasil: uma revisão de literatura.
Autor(es): Machado, Eduarda Faria Abrahão (Orientador)
Sathler, Pedro Henrique Jansen
Palavras-chave: Transexualidade
Saúde pública
Brasil
Data do documento: 12-Jul-2022
Citação: SATHLER, Pedro Henrique Jansen. O acesso de pessoas transexuais à saúde pública no Brasil: uma revisão de literatura. Orientador: Eduarda Faria Abrahão Machado. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Resumo: Historicamente, pessoas transexuais são marginalizadas no Brasil de todas as esferas da sociedade, incluindo a saúde pública, sendo inclusive a transexualidade considerada uma patologia até a 5a edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V). Foi realizada revisão da literatura acerca do histórico de acesso, das barreiras enfrentadas no acesso aos programas de saúde para essa comunidade, juntamente aos fatores de risco e vulnerabilidade que a permeiam. Foi constado que o acesso tem se ampliado nos últimos anos e já oferece programas específicos, como Ambulatório Trans e Processo Transexualizador em todas as regiões do Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar disso, ainda enfrentam dificuldades principalmente relacionadas à discriminação e preconceito no atendimento em serviços de saúde.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1648
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro Henrique Jansen Sathler_parcial.pdf147.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.