Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/173
Título: Atualizações na utilização da vacina múltipla em cães
Autor(es): Medeiros, Margareti (Orientador)
Manyari, Grace Valença
Palavras-chave: Imunogênicos - animal
Vacina - cães
Guideline
Data do documento: 5-Set-2019
Citação: MANYARI, Grace Valença. Ellen Cristina da Costa. Atualizações na utilização da vacina múltipla em cães. Orientador: Margareti Medeiros. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Resumo: As últimas décadas trouxeram novos conhecimentos que possibilitaram a fabricação de vacinas mais eficientes e diversificadas para animais de companhia. Obteve-se conhecimento de possíveis reações adversas associadas à vacinação, como por exemplo fibrossarcomas originados no local de aplicação da vacina em gatos e o aumento da ocorrência de doenças autoimunes em cães. Os imunogênicos são divididos em essenciais (obrigatórios), não essenciais (opcionais) e não recomendados. As vacinas essenciais para os cães são aquelas que protegem contra o vírus da cinomose canina (CDV), o adenovírus canino (CAV) e os variantes do parvovírus canino tipo 2 (CPV-2). O guideline é uma diretriz com sugestões cientificamente comprovadas utilizadas no exercício da medicina veterinária. Este foi recentemente atualizado de tais informações: “As vacinas essenciais não devem ser dadas mais frequentemente do que a cada três anos após a injeção de reforço aos 6 ou 12 meses subsequente à série primaria dos filhotes de cães/gatos. O ideal, portanto, é que o protocolo vacinal passe a ser uma conduta realizada sob medida para cada paciente, tendo em vista sua raça, idade, local onde vive, estilo de vida e histórico de saúde.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/173
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Grace_Manyari_0001486.pdf523.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.