Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1742
Title: Impacto do letramento de pais/responsáveis na saúde bucal de crianças: revisão de literatura.
Authors: Vieira, Letícia Diniz Santos (Orientador)
Arruda, Andréa Teixeira Caetano
Keywords: Letramento em saúde bucal
Odontologia preventiva
Cárie dentária
Issue Date: 7-Jul-2022
Citation: ARRUDA, Andréa Teixeira Caetano. Impacto do letramento de pais/responsáveis na saúde bucal de crianças: revisão de literatura. Orientador: Letícia Diniz Santos Vieira. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A cárie dental permanece como um grave problema de saúde pública que acomete a primeira infância. As ações em educação para a redução de cárie, transcendem o atendimento odontológico de ordem terapêutica. Um dos maiores desafios para os odontólogos é atuar junto à comunidade, promovendo a manutenção da saúde, destacando a necessidade de ensinar e motivar hábitos de higiene bucal. O termo alfabetismo em saúde bucal é definido como a capacidade de o indivíduo compreender informações sobre saúde bucal, e as funções necessárias para aplicar e fazer escolhas em saúde adequadas. Portanto, é importante avaliar o nível de alfabetismo em saúde bucal dos pais/responsáveis, para que sejam realizados aperfeiçoamentos no conhecimento da população, visando melhorias nas condições bucais. Este trabalho teve como objetivo uma revisão de literatura baseada em artigos científicos coletados na base de dados PubMed, sobre a associação entre a ocorrência de cárie dentária infantil e o alfabetismo em saúde bucal dos pais e/ou responsáveis nos últimos 07 anos. Conclui-se que existe uma forte associação entre crianças que apresentam cárie e o analfabetismo dos genitores. Neste sentido, o baixo alfabetismo em saúde bucal de pais/responsáveis está associado a uma maior chance de seus filhos possuírem evidentes consequências clínicas da cárie dentária.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1742
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_Andréa Teixeira Caetano Arruda_parcial.pdf94.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.