Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1827
Título: Implantação de marcapasso cardiáco em cães: revisão de literatura.
Autor(es): Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Alves, Lucas Antônio de Medeiros
Palavras-chave: Arritmia
Bloqueio atrioventricular
Impulso elétrico
Data do documento: 18-Jul-2022
Citação: ALVES, Lucas Antônio de Medeiros. Implantação de marcapasso cardiáco em cães: revisão de literatura. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Resumo: A implantação do marcapasso é uma técnica cirúrgica que oferec ao animal uma vida normal, pois devolve a qualidade e aumenta a sobrevida. O marcapasso consiste em um aparelho que envia impulsos elétricos para o coração restabelecendo os padrões corretos de funcionamento. As doenças comuns que necessitam do dispositivo são bloqueios atrioventriculares, arritmias, doença do nó sinusal e doenças congênitas, sendo o bloqueio átrio ventricular a cardiopatia que mais acomete os cães. O coração é um órgão muscular responsável pela circulação sanguínea, este realiza suas funções através dos estímulos nervosos. O cão deve ser avaliado por meio de diversos exames para facilitar o processo de implantação e regulação do MP. O protocolo anestésico usado neste tipo de procedimento tem a finalidade de preservar a função cardiovascular e evitar a bradicardia e/ou hipertensão, podemos associar o implante do MP temporário ou transcutâneo para que os anestésicos não interfiram no padrão cardíaco. Há três vias de implantação sendo elas: jugular, safena e costocervical, sendo a jugular a mais utilizada pelos cirurgiões. O fluoroscópio será um equipamento essencial para o procedimento, pois ele vai guiar o aparelho para o posicionamento adequado. Após a realização do procedimento o animal passa a ter um prognóstico favorável e pode voltar a sua rotina. A técnica está se tornando conhecida no Brasil mas ainda não é acessível para todos. Contudo, a nível internacional a técnica avança cada dia mais, é usado tanto aparelhos próprios para cachorros quanto aparelhos que eram usados por humanos. Dessa forma, objetiva-se com o presente trabalho apresentar uma revisão de literatura acerca da implantação de marcapasso, explicando o que é o dispositivo, indicações para seu uso e prognóstico do paciente.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1827
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Antônio de Medeiros Alves.pdf673.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.