Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1861
Título: As principais biotécnicas e cenário econômico atual em transferência de embriões em bovinos no Brasil: revisão de literatura.
Autor(es): Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Paula, Sérgio Ferreira de
Palavras-chave: Superovulação
Inseminação artificial
Ovum Pick UP
Data do documento: 20-Jul-2022
Citação: PAULA, Sérgio Ferreira de. As principais biotécnicas e cenário econômico atual em transferência de embriões em bovinos no Brasil: revisão de literatura. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Resumo: A transferência de embriões é responsável por alto ganho genético, além da drástica redução do tempo que favorece a melhora de um rebanho. Pode ser separada em produção in vivo onde o animal inicialmente será submetido a técnica de Superovulação (SOV), seguido pela Inseminação Artificial (IA), coleta dos embriões e então a transferência dos embriões produzidos no ambiente uterino da doadora para uma receptora. A outra técnica (in vitro) o animal é submetido à OPU (Ovum Pick Up), onde é feito a aspiração folicular por meio da punção ovariana guiada por ultrassom. Também é possível realizar procedimentos de coleta folicular exclusivo a animais que vieram a óbito ou foram abatidos, retirando seus ovários e aplicando a técnica de slicing ou puncionamento com agulha e aspiração com bomba a vácuo ou seringa. Após a coleta dos folículos, os mesmo são submetidos à processo de maturação in vitro (MIV) seguido pela fecundação in vitro (FIV), cultivo dos embriões e enfim transferidos para o ambiente uterino das receptoras. Objetiva-se com o presente trabalho apresentar uma revisão de literatura acerca das principais técnicas dispostas para a transferência de embriões em bovinos e uma breve análise do mercado desta área mediante ao cenário de pandemia que nos encontramos. Foi averiguado que o mercado brasileiro de produção, coleta e transferência de embriões foi afetado negativamente de forma indireta. No entanto as empresas que atuam no ramo permanecem otimistas no cenário que o ano de 2021 os proporciona e acreditam que haverá crescimento moderado em relação ao ano anterior.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1861
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sérgio Ferreira de Paula.pdf1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.