Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1928
Título: Acidentes e complicações associadas a exodontia de terceiro molar: extrair ou não ?
Autor(es): Izidro, Antônio Eduardo Ribeiro (Orientador)
Souza, Rafaela Moreira de
Palavras-chave: Extração
Terceiro molar
Complicações
Data do documento: 27-Jul-2022
Citação: SOUZA, Rafaela Moreira de. Acidentes e complicações associadas a exodontia de terceiro molar: extrair ou não ?. Orientador: Antonio Eduardo Ribeiro Izidro. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: A extração de terceiros molares é um procedimento rotineiro e frequente na prática odontológica. As complicações ou acidentes podem acontecer durante ou após a extração. A pesquisa teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre as complicações e possíveis acidentes associados à extração de terceiro molar. Alguns cuidados, um planejamento pré-operatório bem feito somados com a destreza e habilidade que o cirurgião dentista deve ter para realizar o procedimento tem o objetivo de minimizar acidentes e complicações que podem vir a acontecer durante ou após o procedimento. Falando em complicações associadas a exodontia de terceiros molares, as mais comuns são: trismo; dor; edema; sangramento; alveolite; fraturas dentoalveolares; danos periodontais a dentes adjacentes; parestesia do nervo alveolar inferior temporária ou permanente; fratura óssea de mandíbula ou maxila; comunicações oroantrais; deslocamento de dentes para regiões anatômicas nobres como por exemplo no seio maxilar, entre outras decorrências. Trata-se de uma revisão bibliográfica, onde foram coletados e analisados periódicos postados na Biblioteca Eletrônica Científica Online (SCIELO), na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e no Sistema Online de Busca, Análise de Literatura Médica (MEDLINE), COCHRANE e revistas especializadas em odontologia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1928
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafaela Moreira de Souza.pdf364.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.