Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1931
Título: O uso de analgésicos e anti-inflamatórios para o controle da dor na odontologia.
Autor(es): Moreira, Cláudia Lúcia (Orientador)
Lustosa, Rodrigo Almista
Palavras-chave: Dor
Odontologia
Analgésicos
Data do documento: 27-Jul-2022
Citação: LUSTOSA, Rodrigo Almista. O uso de analgésicos e anti-inflamatórios para o controle da dor na odontologia. Orientador: Cláudia Lúcia Moreira. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: A dor é uma das principais formas de resposta a um dano físico tecidual, em alguns procedimentos odontológicos são esperados quadros de dores de diferentes intensidades após sessada anestesia, sendo os analgésico e anti-inflamatórios as principais medicações empregadas para o controle da dor. Entre tais classes medicamentosas encontram-se analgésicos opioides, não opioides; anti- inflamatórios não esteroides (AINEs) e os esteroides. Devido a esse fato a presente revisão de literatura visa demonstrar a importância do conhecimento farmacológico de diferentes medicações para o controle da dor, suas indicações e uso clínico na odontologia. Realizou-se então buscas de artigos nas bases de dados Pubmed, Proquest, Scielo e Google Schola, sobre o tema uso de analgésicos e anti-inflamatórios para o controle da dor na odontologia, realizando também consultas as bulas de medicações no portal da Agência Brasileira De Vigilância Sanitária (ANVISA). Mediante os dados obtidos, conclui-se que é de suma importância o conhecimento do cirurgião dentista das diferentes classes de analgésicos e anti-inflamatórios no adequado manejo da dor, sendo analgésicos não opioides associados aos AINEs indicados para quadros de dores leves sem grande envolvimento inflamatório, enquanto os anti-inflamatórios esteroides em conjuntos aos AINEs, indicados para situações em que a maior resposta inflamatória, já os opioides tem seu uso recomendados nos casos de dor moderada a intensa e em situações que não foi obtida respostas ao uso de AINEs e analgésicos não opioides, entende se também que a associação medicamentosa entre analgésicos e anti-inflamatórios é mais eficaz para o controle da dor, que a aplicação isolada.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1931
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo Almista Lustosa.pdf198.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.